Durante uma reunião com represententes das Prefeituras de Rio Branco e Salto do Céu, nesta quarta-feira (15), ficou estabelecido que os municípios devem decretar situação de emergência, para facilitar o acesso aos recursos para a recuperação dos danos provocados pelas enchentes. Além disso, a Defesa Civil do Estado entregou kits dormitório, colchões, caixas d’água, roupas e lonas para atender as famílias.
Represententes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) também estiveram presentes na reunião para definir ações emergenciais para atender a população atingida pelas chuvas intensas nos municípios.
Reprodução

De acordo com a Defesa Civil, além do decreto de situação de emergência, os municípios devem continuar o levantamento de danos e encaminhar as devidas necessidades.
Ainda nesta quarta, a Defesa Civil entregou 100 colchões, 100 kits dormitório, 80 caixas d’água, além de rolos de lonas e roupas para as famílias atingidas em Rio Branco. Em razão das chuvas, 28 pessoas ficaram desabrigadas. O município já conta com um abrigo temporário para atender as famílias.
Também foram entregues 20 colchões, 20 kit dormitório, 20 caixas d’água, 2 rolos de lonas, além de doações de roupas no município de Salto do Céu. Por lá, 60 pessoas foram impactadas pelas chuvas. Não há pessoas desabrigadas.
Um levantamento preliminar da Defesa Civil, realizado em conjunto com as Coordenadorias Municipais, aponta que ao menos 5 estruturas ficaram danificadas em razão das chuvas em Rio Branco, e 9 em Salto do Céu. O levantamento de danos segue nos próximos dias.
Auxílio emergencial
Além das doações entregues pela Defesa Civil, o Governo de Mato Grosso vai enviar, nesta quinta-feira (16), 230 cestas de alimentos, 230 kits de higiene e limpeza, 230 filtros de água e 250 cobertores para atender as famílias de Salto do Céu e Rio Branco.
O Corpo de Bombeiros, Ciopaer, Polícia Militar e Defesa Civil seguem em atendimento aos municípios.
Monitoramento
Em razão das chuvas, a Defesa Civil também monitora os municípios de Barra do Bugres, Alto Paraguai, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, São José do Rio Claro e Nortelândia.