SAÚDE

Licopeno: conheça antioxidante que reduz risco de doenças crônicas

Published

on


O licopeno é um antioxidante natural, responsável pela cor vermelha de alguns alimentos, . Ele é associado a diversos benefícios para a saúde, como a proteção da pele e a prevenção de doenças crônicas, incluindo as cardiovasculares e o câncer.
Isso porque o licopeno é uma substância do grupo dos carotenoides e ajuda a reduzir a ação dos radicais livres, que enfraquecem as células saudáveis e deixam o corpo mais suscetível a doenças, explica a oncologista Gabrielle Scattolin, da Oncoclínicas Brasília.
“A todo momento produzimos radicais livres, quando respiramos, praticamos atividade física e, principalmente, com hábitos pouco saudáveis, como fumar e beber álcool. Antioxidantes como o licopeno trabalham a nosso favor e destroem esses radicais livres”, afirma Gabrielle.

Benefícios do licopeno

Ação antioxidante: neutraliza os radicais livres, protegendo as células do envelhecimento e reduzindo o risco de doenças crônicas.
Saúde cardiovascular: ajuda a reduzir o LDL (conhecido como colesterol ruim) e a pressão arterial, prevenindo doenças cardíacas.
Proteção da pele: protege contra os danos causados pelos raios UV.
Prevenção do câncer: pode reduzir o risco de certos tipos de câncer, como o de próstata.
Saúde ocular: contribui para a saúde dos olhos, prevenindo doenças como a degeneração macular.
Fortalecimento do sistema imunológico: melhorar a defesa do organismo contra infecções.

Como incluir o licopeno na dieta

Tomate: pode ser consumido fresco, cozido, como suco, sopa ou pelo molho e extrato.
Melancia: inclua o suco e as fatias de fruta na rotina, como sobremesa ou lanche.
Goiaba: coma in natura, em saladas de frutas, ou beba o suco.
Mamão: inclua a fruta no café da manhã ou em smoothies.

O licopeno é melhor absorvido pelo corpo quando consumido junto a uma fonte de gordura saudável, como o azeite de oliva.
“Isso acontece porque ele é uma substância lipossolúvel. Minha dica é adicionar um pouco de azeite ao molho de tomate, ou um abacate à salada de tomates”, esclarece o nutricionista Guilherme Rodrigues, do grupo Mantevida, em Brasília.
Fruta contêm o antioxidante licopeno, que combate os radicais livres que acompanham o envelhecimento
Menor risco de doenças cardiovasculares
O licopeno é um carotenoide com efeito antioxidante. Evidências científicas mostram que ele atua reduzindo a oxidação da molécula de LDL (o colesterol ruim), diminuindo assim o processo de formação de placas e, consequentemente, de doença arterial coronária, .
“Além disso, ele protege as membranas celulares contra as lesões causadas pelo radical dióxido de nitrogênio (encontrado no fumo), podendo em parte ser um fator protetor ao coração contra os danos causados pelo tabagismo”, afirma a cardiologista Stephanie Mares, do Hospital Brasília Águas Claras, da rede Dasa.

Prevenção do câncer de próstata
Estudos indicam que o consumo regular de tomate está associado à menor incidência de células tumorais, em especial as do câncer de próstata.
“Os antioxidantes, como o licopeno, são compostos que destroem os radicais livres e atuam protegendo as células da quebra do DNA e prevenindo o câncer”, explica a oncologista Gabrielle Scattolin, da Oncoclínicas Brasília.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Comentários
Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement

ECONOMIA

Advertisement

POLÍTICA

Advertisement

SAÚDE

Advertisement

CIDADES

Advertisement

AGRICULTURA

Advertisement

POLÍCIA

Advertisement

Trending