AGRICULTURA

Dólar dispara após eleições, favorece exportações e encarece produção no campo

Published

on

A disparada do dólar após o segundo turno das eleições alterou, em poucas horas, as condições de comercialização e os custos de produção do agronegócio brasileiro. A moeda norte-americana saltou de aproximadamente R$ 4,99 na sexta-feira (23.10) para R$ 5,40 na segunda-feira (26), uma valorização de 8,21% em um único pregão. O movimento favorece produtores e empresas que exportam café, soja, milho, carnes, açúcar e algodão, mas também ameaça encarecer fertilizantes, defensivos, máquinas e outros insumos importados, justamente quando parte do País está em pleno plantio da safra 2026/27.

A reação do mercado financeiro ao resultado eleitoral foi imediata. Durante as negociações de segunda-feira, o dólar chegou a R$ 5,60, antes de perder parte da força e encerrar o dia em R$ 5,403. Foi a maior alta percentual diária da moeda desde janeiro de 1999. Na terça-feira (27), houve uma correção de 0,97%, com fechamento próximo de R$ 5,35. Mesmo depois desse recuo, a cotação permanecia cerca de 7% acima do nível registrado antes da votação.

A oscilação reflete o reposicionamento dos investidores diante das expectativas para a política econômica, especialmente em relação às contas públicas, à inflação e aos juros. A Bolsa brasileira também sentiu o impacto, com queda de 13,88% na segunda-feira. O movimento cambial, entretanto, não depende apenas do cenário nacional: as decisões sobre juros nos Estados Unidos e o comportamento dos mercados internacionais também influenciam a entrada e a saída de dólares do Brasil.

Para os próximos dias, a expectativa é de continuidade da volatilidade. Investidores aguardam sinais sobre a condução da política fiscal e acompanham a decisão do Federal Reserve, o banco central norte-americano, sobre os juros. Entre os cenários considerados por instituições financeiras está a possibilidade de o dólar voltar à faixa de R$ 5,50 caso persistam as incertezas. Projeções mais pessimistas admitem valores próximos de R$ 6, mas não representam uma trajetória definida para a moeda.

No campo, a primeira consequência aparece na conversão das receitas de exportação. Uma venda de US$ 100 mil, por exemplo, representava aproximadamente R$ 499 mil com o dólar a R$ 4,99. Na cotação de R$ 5,40, a mesma operação passa a equivaler a R$ 540 mil, diferença de R$ 41 mil, sem qualquer alteração no preço internacional da mercadoria. Esse ganho cambial, porém, não significa necessariamente aumento equivalente no lucro, porque despesas e contratos também podem estar vinculados à moeda estrangeira.

O café é um dos exemplos mais imediatos. Segundo análise divulgada nesta quarta-feira (28.10) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), a valorização do dólar tem sustentado os preços do arábica e do robusta no mercado brasileiro, apesar das perdas nas bolsas internacionais.

Na terça-feira, o indicador do café arábica encerrou em R$ 1.610,19 por saca de 60 quilos, enquanto o robusta alcançou R$ 967,97. Na comparação com a sexta-feira anterior às eleições, o arábica acumulou pequena valorização, de aproximadamente 0,5%, enquanto o robusta subiu cerca de 3,3%. Os resultados mostram que o câmbio ajudou a compensar a pressão negativa do mercado externo, mas não transferiu integralmente sua valorização aos preços recebidos pelos produtores.

O comportamento internacional do café continua condicionado às condições climáticas nas regiões produtoras e à perspectiva de recuperação dos estoques na Bolsa de Nova York. No Brasil, a safra 2027/28 está na fase de pegamento e desenvolvimento dos chumbinhos. Como o próximo ciclo será de bienalidade baixa para o arábica, eventuais problemas climáticos podem ampliar as oscilações dos preços.

Na soja, a reação foi mais evidente. O indicador Cepea/Esalq no Paraná passou de R$ 146,69 por saca na sexta-feira para R$ 149,18 na segunda-feira e R$ 151,38 na terça-feira, uma valorização acumulada de aproximadamente 3,2% em dois pregões. Em Paranaguá, a cotação chegou a R$ 157,41 por saca. A alta favorece principalmente quem ainda possui produto disponível para comercialização e não comprometeu antecipadamente toda a produção.

A valorização da moeda norte-americana também melhora a receita em reais das exportações de milho, algodão, açúcar, etanol e carnes. Para frigoríficos, usinas e tradings, o efeito depende dos contratos firmados e da parcela das vendas destinada ao mercado externo. No caso do produtor de boi gordo, o benefício não é automático, porque o preço da arroba continua condicionado à oferta de animais, às escalas de abate e à demanda interna.

A cadeia de aves e suínos enfrenta uma situação semelhante. O dólar mais alto favorece as receitas das exportações de carne de frango e suína, mas também pode pressionar os custos de alimentação dos animais, especialmente quando soja e milho se valorizam no mercado doméstico. Assim, um movimento positivo para a indústria exportadora nem sempre se traduz em ganho proporcional para todos os produtores integrados.

O principal risco está na compra dos insumos agrícolas. O Brasil depende fortemente do mercado internacional para o abastecimento de fertilizantes, e a alta cambial tende a elevar o preço em reais de produtos como cloreto de potássio, fosfatados e nitrogenados. Defensivos, componentes de máquinas e equipamentos importados também ficam mais caros quando os fornecedores repassam a variação da moeda.

Para dimensionar esse efeito, uma compra de fertilizantes de US$ 50 mil custaria R$ 249,5 mil com o dólar a R$ 4,99. Na cotação de R$ 5,40, o desembolso subiria para R$ 270 mil, diferença de R$ 20,5 mil. Trata-se de uma simulação cambial, sem considerar alterações nos preços internacionais, fretes ou impostos, mas que demonstra a pressão sobre o orçamento da propriedade.

O momento exige atenção especial dos produtores de soja e milho que estão plantando a safra 2026/27 e daqueles que já negociam insumos para o ciclo seguinte. Quem comprou antecipadamente parte dos fertilizantes e defensivos fica menos exposto à oscilação imediata. Já quem ainda precisa fechar contratos enfrenta maior incerteza sobre o custo final da lavoura.

O trigo e outros produtos voltados principalmente ao abastecimento interno também podem sentir efeitos indiretos. Um dólar valorizado tende a encarecer mercadorias importadas, mas pode melhorar a competitividade da produção nacional diante dos concorrentes estrangeiros. Por outro lado, a alta de combustíveis, peças e insumos pressiona os custos de produção e transporte, independentemente de o agricultor exportar ou não.

Há ainda reflexos sobre o crédito rural. Uma desvalorização persistente do real pode aumentar as expectativas de inflação e dificultar a redução dos juros, encarecendo o financiamento da produção e os investimentos em máquinas, armazenagem e infraestrutura. Produtores com dívidas ou compromissos diretamente vinculados ao dólar enfrentam uma pressão adicional, pois o valor dessas obrigações aumenta quando convertido para reais.

A intensidade dos efeitos dependerá da duração da alta cambial. Se o dólar recuar nos próximos pregões, parte da pressão sobre os custos poderá diminuir antes de chegar aos preços finais dos insumos. Se permanecer elevado, a tendência é de maior impacto sobre o planejamento das próximas safras, especialmente nas propriedades que ainda não concluíram suas compras.

Para o agronegócio brasileiro, portanto, a valorização do dólar representa uma oportunidade comercial acompanhada de riscos financeiros. O mesmo câmbio que aumenta a receita das exportações pode consumir parte desse ganho no custo de produzir. A diferença estará no momento da comercialização, nos contratos já assumidos e na capacidade de cada produtor de preservar sua margem diante das novas condições do mercado.

 

;

Comentários
Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ECONOMIA

POLÍTICA

SAÚDE

CIDADES

AGRICULTURA

POLÍCIA

Trending